domingo, 3 de julho de 2016

I Simpósio sobre Saúde da Mulher - Pré Natal e Depressão Pós Parto

Olá, pessoal
Sei que estou bem sumida. Mas é bem verdade que ser Mãe muda a vida da gente, em tudo, todos os setores, e principalmente no Ser Mulher. Um dia li, que ao nascer um filho, nasce uma mãe, e é real. Também li que há um luto sobre a mulher que existia em mim, antes de ser mãe, e é verdade. Só não sabia que o luto duraria tanto tempo.
Ontem, participei do I Simpósio sobre a Saúde da Mulher, aqui na minha cidade natal, e fiquei sabendo um pouco mais do que já publicaram na internet, e eu tenha encontrado até hoje. E foi bem difícil perceber que só tinha eu de mãe, com um bebê no colo, participando de palestras que na verdade o público alvo foi mais para profissionais da saúde.
Estou tomando Equilid, já tem cinco meses, meu filho fará nove meses em poucos dias, e ainda me sinto em cacos. Deprimida, cansada, exausta, sozinha, abandonada, e culpada por tudo isso. Há muita culpa numa depressão pós parto.
Não sinto a culpa porque a sociedade exige que eu esteja feliz, nem pelos comentários infelizes de parentes bem próximos sobre eu estar "desleixada depois que tive bebê", ou comentários do tipo "ser mãe é padecer no paraíso", detesto essa frase! Ser mãe é padecer como mulher? Ser mãe é ir para o paraíso de poder ficar com um bebê no colo, estando doente? Sei lá, essa frase é horripilante!
Ter depressão durante a gestação foi uma etapa difícil, porque eu não tinha certeza de nada sobre ser mãe, esposa e dona de casa. Mesmo que a mãe opte por sair trabalhar, e dar mamadeira pra criança, essa nunca foi uma opção para mim, nem cabe nos meus pensamentos essa opção, não acho boa e pronto. Cada um com seu cada um.
Hoje, resolvi escrever aqui, porque nos meus devaneios, acredito que alguém deva estar passando por algo parecido. Depois de meses tomando esse antidepressivo, muito recomendado para lactantes, continuo na depressão. E pior, fiquei uma semana sem tomar, porque não tinha nas farmácias da cidade, e por fim tive um surto. Uma crise de pânico, misturado com pensamentos medonhos de suicídio e violência gratuita, sem explicação alguma.
Como vou ao SUS, quem me receitou foi o meu ginecologista de anos, e não tenho acompanhamento nenhum médico, simplesmente tomo um por dia ao acordar e boas. Mas agora que fiquei sem por uma semana, e foi um pesadelo total, pra mim, pra minha mãe que precisou vir me socorrer pro meu companheiro poder sair trabalhar, e pra ele que tem o compromisso com o capitalismo pra gente continuar a comer, e foi com o coração na mão com medo do que pudesse acontecer não estando junto de sua família, e principalmente perto do filho de oito meses com uma mãe surtada por causa de depressão e falta do Equilid.
Não consigo achar uma solução. Vou procurar o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) amanhã e tentar um tratamento mais de perto, já passou da hora de alguém me acolher. Estou doente desde o primeiro mês da gestação e agora as coisas pioraram significativamente, tenho medo.
Precisamos de mais profissionais dando apoio às mães, e principalmente à integridade das famílias.
Como deixar de tomar um antidepressivo? Como buscar ajuda se as pessoas não têm consciência da gravidade de uma depressão no pré-natal e no pós parto? Como não deixar que isso tudo influencie na vida do meu amado filho?
Tenho tantas dúvidas, tanta insegurança aqui sendo carregada o tempo todo comigo, a bagagem está imensa, tenho muito medo do que ainda está por vir, caso eu não consiga um tratamento adequado.
Eu sinto muito por não estar escrevendo aqui como antes, e por esta nuvem cinza estar cobrindo toda a arte colorida que por mim sempre foi querida.
Espero que em breve eu consiga publicar algo mais feliz!
Até breve...

Um comentário:

Unknown disse...

Que bom que vc sabe o que é depressão. Mas pena que vc não sabe poupar o marido de alguém que acabou de tentar o suicídio!